Você sabia que o óleo de cozinha usado pode virar Biodiesel?

jul
23
Por bolder
Comentários

Todos os dias os brasileiros utilizam milhares de litros de óleo de cozinha para prepararem seus almoços e jantas. A maioria, infelizmente, ainda não separa o óleo de cozinha usado para que ele possa ser reciclado e se transformar em outros produtos também consumíveis. Como o caso do Biodiesel, um produto que pode ser derivado do óleo de cozinha usado, com baixo custo para o consumidor final.

Já pensou que bacana poder utilizar o mesmo produto mais de uma vez e de formas diferentes? Pois é, isto já é realidade, mas tudo começa no ato de separar o óleo.

Quando descartado no meio ambiente, o óleo de cozinha polui a água (cerca de 1 litro de óleo pode contaminar até 20 litros de água potável), e o solo (gerando uma impermeabilização que não deixa os nutrientes da chuva chegarem até as raízes da vegetação), além de ser nocivo também para animais que possam a vir ingeri-lo.

Por tudo isso, o ideal é separar o óleo de cozinha usado em uma garrafa PET (ou até mesmo de vidro), e entregá-lo em um ponto de coleta autorizado da sua região.

Como separar o óleo de cozinha usado você já sabe, basta usar o Oliplanet seguindo esses passos simples:

  1. Após fazer a fritura, deixe o óleo de cozinha usado resfriar.
  2. Separe uma garrafa PET  para guardar o óleo de cozinha usado (indicamos a garrafa PET para deixar o processo ainda mais ecológico e sustentável).
  3. Insira o Oliplanet na boca da garrafa PET.
  4. Despeje o óleo de cozinha usado já resfriado dentro da garrafa PET.
  5. Feche a garrafa.
  6. Guarde a garrafa em um local seguro.

Você pode manter a garrafa PET em um canto, embaixo da pia, até que ela fique cheia completamente. Não é necessário usar uma garrafa de 2 litros, pode ser uma garrafa pequena de água também. O importante é não deixar que o óleo entre em contato com a tubulação e, principalmente, com a natureza. 🙂

Já separou o óleo de cozinha usado e não sabe onde existe um ponte de coleta próximo da sua casa? Aqui em nosso site nós disponibilizamos um mapa que pode ajudar você. Clique na imagem e descubra onde encontrar:

Transformar o óleo de cozinha usado em Biodiesel é transformar o problema em solução.

Afinal, o Biodiesel pode ser utilizado em veículos de grande porte, como caminhões e ônibus, gerando economia para quem o consome. O Biodiesel é mais barato que o Diesel convencional, por utilizar matérias prima mais baratas.

O processo que transforma o óleo de cozinha usado em Biodiesel pronto para uso é completo, mas não demora muito tempo para ser executado. São necessárias cerca de oito horas para que o produto final possa ser entregue.

Em primeiro lugar, o óleo de cozinha usado é filtrado, para que sejam retiradas todas as impurezas sólidas existentes (aqueles restos de fritura que sempre acabam indo junto com o óleo). Logo em seguida, o produto passa pelo reator, onde é misturado com “alcoolato” (um tipo de álcool que acelera o processo). No final, o produto passa por um decantador, onde fica separando o biodiesel da glicerina gerada. A glicerina também vira um subproduto e pode ser utilizada para a fabricação de sabão, sabonete e detergente.

Fácil, não é mesmo? Bora começar a separar todo óleo que utilizar em sua cozinha?

Esta pequena ação sustentável, feita em milhares de casas pelo país e pelo mundo, pode ajudar a natureza e também contribuir para a economia local. Venha com a gente nesta grande corrente do bem. O futuro do Planeta está em suas mãos. 😉