Qual a real importância de reciclar o óleo de cozinha usado?

jul
31
Por bolder
Comentários

 

Cada brasileiro consome, em média, 19 litros de óleo vegetal por ano. São mais de 3 bilhões de litros consumidos só no país. Do que resta, menos de 1% é reciclado.
Os outros 99% restantes acabam prejudicando o meio ambiente. Como? Se você jogar o óleo de cozinha usado na pia da cozinha, por exemplo, ele fica concentrado na tubulação próxima a sua casa e gera entupimento. Além do custo de manutenção, isso pode acarretar também em enchentes, visto que a tubulação não contém a água que vem das chuvas.
Caso o õleo passe pela rede de esgoto sem tratamento e sem causar entopimento, mesmo assim, ele vai atingir os rios. Onde 1 litro de óleo de cozinha usado pode poluir até 20 mil litros de água.
Digamos então que você decida jogar o óleo de cozinha usado no lixo orgânico. Ao final de seu ciclo, sem a reciclagem, ele poderá atingir os solos, funcionando como um impermeabilizante que atrapalha a absorção dos nutrientes pelas plantas, e também facilitando as enchentes.
O conselho então é colocar o óleo de cozinha usado em uma garrafa PET. Elas possuem boa vedação e são muito ressitentes. Garantindo que o óleo chegue até a reciclagem sem atingir o meio ambiente.
Não é nenhuma novidade, né? Mas de pouco em pouco, o óleo de cozinha usado que é jogado pelo ralo quando ninguém está olhando, volta em forma de danos ambientais.

QUAL A SOLUÇÃO?

Já tentou colocar o óleo de cozinha usado, depois de resfriado, dentro de uma garrafa PET, sem um equipamento para ajudá-lo nessa função?
A boca da garrafa é muito pequena, e o óleo acaba escorrendo por tudo se você não tiver paciência.
Você pode usar um funil, ok, mas será mais uma peça que precisará ser lavada (jogando o óleo pelo ralo mesmo que em pequena quantidade) e na maioria das vezes ele não adere bem a boca da garrafa. Como costumamos dizer “o funil fica sambando” ali.

Foi pensando em facilitar todo esse processo que o Oliplanet foi inventado. 😀🔵
Com o formato do Planeta Terra 🌏, ele possui uma rosca que encaixa em qualquer garrafa PET. Funcionando como uma nova tampa, que se abre ao meio e aumenta o tamanho da boca da garrafa.
Estudamos diversos tipos de materiais até chegar em sua composição final. Embora ele pareça apenas uma peça, é composto por 3 partes. Além de resistir caso alguém coloque o óleo de cozinha ainda quente na garrafa, ele também é feito para que o óleo escorra e não pare na sua metade. Um material durável e resistente que não precisa ser lavado após o uso e pode ser guardado juntamente com a garrafa.

⚠⚠⚠  Vale sempre alertar que, principalmente para sua segurança, é necessário esperar que o óleo de cozinha esfrie para que depois possa ser colocado na garrafa. Pois o Oliplanet resiste a altas temperaturas, mas uma garrafa PET não.

Quando você tiver enchido a garrafa de óleo, pode passar o Oliplanet para uma nova garrafa PET, e usar a tampa da segunda para fechar a primeira. Simples, né?

Preservar a natureza pode ser simples e divertido ♻. Evitando de jogar o óleo de cozinha usado no ralo da pia ele não entupirá o encanamento, não entrará em contato com o solo e nem com a água. O Planeta só tem a ganhar!

Garanta já o seu Oliplanet através do nosso site, para você ou para o seu condomínio e entre com a gente nesta grande campanha do bem.

QUERO UM OLIPLANET PARA MIM    QUERO OLIPLANET PARA O MEU CONDOMÍNIO