Por que meu condomínio deve ser sustentável?

maio
24
Por bolder
Comentários

Com o número de moradores muito maior que o de conjuntos de casas ou sobrados, um condomínio pode ter grande impacto ambiental na região que se encontra.  Desta forma, o condomínio deve ser sustentável para agredir menos a natureza e diminuir seus próprios custos.

Em São Paulo, a sétima cidade mais populosa do planeta, uma a cada três pessoas mora em conjuntos habitacionais. Então, quando um síndico leva a consciência ambiental para as reuniões com os proprietários e coproprietários dos imóveis, estará fazendo a diferença na vida dos condôminos e também na cidade em geral.

Esse benefício também reflete no bolso: segundo dados da Green Building Council Brasil (instituição brasileira responsável pela certificação mundial de construções sustentáveis Liderança em Energia e Design Ambiental), prédios com políticas sustentáveis apresentam redução média de 40% no consumo de água e 20% nos custos com energia elétrica.

Em outras palavras, quando um condomínio tem práticas sustentáveis acaba colhendo bons frutos.

Como meu condomínio pode começar a ser sustentável?

Praticar a sustentabilidade é muito fácil! Basta misturar conhecimento, criatividade e boa vontade. E o que mais interessa os síndicos: acaba gerando a redução de custos e aumentar o fundo de reserva para eventuais despesas.

Comece trocando as lâmpadas

Prefira sempre as lâmpadas LED. Elas geram a economia de até 80% de energia em relação aos outros tipos de lâmpadas tradicionais e requerem o mínimo de manutenção devido à vida útil extremamente longa. Pode ser mais caro no início, mas o custo compensa com o passar dos meses.

Prefira documentos digitalizados

Desde a ata das reuniões até mesmo as contas do condomínio podem ser feitas por meios digitais e enviadas por e-mail. Assim, não é preciso gastar com papelaria para resolver os problemas e dia a dia do prédio.

Fale com os condôminos sobre o óleo de cozinha usado

O óleo de cozinha usado é um problema nas caixas de gordura dos condomínios, causando entupimentos e gerando custos em manutenção. Apresente o Oliplanet para os condôminos e mostre como é simples sua utilização.

Você pode pedir pelo nosso site, clicando aqui, em uma área especialmente reservada para os condomínios.

As mudanças no planeta começam na sua própria comunidade. Vem com a gente fazer a diferença!