Como fazer um jardim suspenso em casa

maio
04
Por bolder
Comentários

Os jardins suspensos dão um charme para qualquer ambiente e são a solução para quem quer ter uma horta em casa.
É possível implantá-lo na sacada de um apartamento, na lavanderia e até mesmo em corredores, pois não ocupam muito espaço. Você pode reutilizar madeira, caixotes, garrafas PET ou qualquer embalagem de plástico para fazer a sua. Também é possível suspendê-lo com cordas no teto ou apenas encostar a armação na parede, semelhante a prateleiras.

Veja alguma ideias fáceis de jardim suspenso para o seu lar:

Jardim suspenso com latas

FOTO: REPRODUÇÃO / STEFANIE MARIA

Muito fácil de fazer, você irá utilizar apenas um pedaço de madeira, latas de alumínio e pretos.
Mantenha a madeira no sentido vertical e fixe as latas com os pretos. Neste tipo de jardim suspenso é possível utilizar também qualquer embalagem plástica para fazer os vasos. Você pode dar o acabamento pintando todo o conjunto. Uma ideia simples e sustentável.

 

Jardim suspenso de garrafa PET

FOTO: REPRODUÇÃO / ROSENBAUM

As garrafas PET além de poderem ser utilizadas para a coleta do óleo de cozinha usado, também podem ser utilizadas no seu jardim. Basta fazer um corte retangular no seu centro e suspendê-las com arame ou barbante.

 

Jardim suspenso feito com tela de arame

FOTO: REPRODUÇÃO / AKA DESIGN

Neste jardim você vai precisar de uma moldura firme para aguentar o peso dos vasos. Pregue a tela por todo o perímetro e prensa os vasinhos com arame. O ideal é deixá-los levemente deitados para que  as flores dentro fiquem mais expostas. Ideal para ser feito e um dos lados da sacada do seu apartamento.

 

Jardim suspenso de palets e caixotes

FOTO: REPRODUÇÃO / REFORMAS BLOG

Este tipo de jardim suspenso pode ser todo reaproveitado de materiais que se encontram em feiras. No final das feiras costumam sobrar diversos palets e caixotes, que normalmente os feirantes não irão cobrar para que você leve-os para casa.

Fazê-lo é muito fácil. Basta colocar os palets na horizontal e pregar os caixotes. Depois é só fixar os palets na parede. Ideal para espaços maiores como a garagem de casa, por exemplo.

 

Jardim suspenso em escada

FOTO: REPRODUÇÃO / SMALL TOWN RAMBLER

Aquela escada velha que não é mais utilizada pode dar um charme todo especial a casa. Você pode pintá-la, colocar uma madeira maior na parte de baixo (para vasos grandes) e até mesmo suspender alguns vasos pregados pela. O efeito na decoração fica incrível!