Conheça a caixa que funciona a luz solar e retira água potável do deserto

jun
23
Por bolder
Comentários

Retirar água do ar já é uma tecnologia existente há muitos anos, mas fazer isso em grande escala ainda é um desafio para os cientistas.

Por isso que o estudo do professor Omar Yaghi, da Universidade da Califórnia em Berkeley, está revolucionando a forma de captação da água. Ele criou uma caixa que não precisa de energia elétrica, funcionando apenas com luz solar, para captação de água do deserto.


O aparelho acaba de ser testado no deserto do Arizona e já é um sucesso.  E não é só isso! a caixa também capta o O² da atmosfera e armazenar gases para combustíveis. Não é incrível?

A coletora de água é basicamente uma caixa dentro de outra. Onde os seus poros armazenam as moléculas de água do ar e depois os soltam, sem demandar altas temperaturas ou uso de eletricidade. Durante a noite a caixa absorve a umidade, e durante o dia, fechada, ela funciona como uma festufa, separando a água potável de tudo que é captado.

A caixa pode armazenar até 200ml de água por kg captado. A água tratada não possui resíduos e pode tranquilamente ser tomada.

Yaghi pretende testar a caixa com diversos materiais, até que se chegue no ideal, possuindo interesse comercial na distribuição das caixas.

Ele afirma:

“Um terço da população vive em áreas com escassez de água, para elas, ter uma caixa como esta pode ser algo muito valioso”.