5 dicas para ser sustentável no inverno

jun
15
Por bolder
Comentários

Os dias ensolarados, onde podemos aproveitar os raios de luz para nos aquecer e iluminar a casa,  parecem levar com eles toda a possibilidade de ser sustentável. A verdade é que não é bem assim. No inverno, o consumo consciente e pequenos macetes podem fazer com que você economize e não tenha surpresas nos valores das contas no final do mês. Então fique de olho no consumo, siga estas dicas e aproveite o friozinho:

Feche as janelas de vidro

Com as janelas fechadas a luz entra e é absorvida pelos móveis e paredes da casa, mantendo o ambiente aquecido. Com os vidros fechados você consegue manter este calor por muito mais tempo (além de evitar o vento).

Acenda velas no banheiro

O banheiro costuma ser o cômodo mais frio do inverno. Ele também é o terror das mamães que se preocupam com a hora do banho das crianças, afinal, com o ambiente gelado elas podem acabar pegando gripes e resfriados. Então mantenha as portas e janelas fechadas, com velas aromatizadas acesas. Elas irão elevar a temperatura do ambiente e torná-lo mais agradável.

Troque as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes

No verão, contamos com o sol por muito mais tempo e, por consequência, acabamos utilizando menos a luz elétrica. Já no inverno, quando costuma escurecer mais cedo, ficamos dependentes da luz artificial.
Sendo assim, troque suas lâmpadas incandescentes comuns por outras que gerem economia em sua conta de luz e que durem muito mais: as fluorescentes.

Diminua o tempo do banho

Quanto mais quente seu banho, mais energia elétrica ele utilizará. Então tome banhos mais dinâmicos. Evite ouvir música, conversar ou ligar o aquecedor enquanto se banha. Assim você reduz o consumo de água e de energia, gerando economia.

Escolha um dia da semana e lave toda a roupa

No inverno as pessoas acabam fazendo menos trocas de roupa. Então que tal eleger um dia para lavar todas elas juntas? Esta atitude gera economia não apenas de água, mas de energia também. O clima seco pode ajudar na secagem e a roupa acumulada também pode ser passada toda de uma só vez.

Sempre que possível, evite usar aquecedores elétricos que aumentarão seu consumo de energia e poluirão o meio ambiente. O planeta agradece!

LEIA TAMBÉM:

Por que meu condomínio deve ser sustentável?

Faça lindos vasos com garrafas PET